Uma das primeiras coisas que percebemos ao viajar a outro país são as diferenças no comportamento das pessoas ou costumes adotados no local. Queira ou não, esse é um dos primeiros detalhes a se atentar para não passar vergonha ou ofender alguém. E hoje vamos falar sobre como é isso no Canadá.
Em geral, nós brasileiros somos muito expansivos e comunicativos, mas isso não se aplica a todos os lugares, por isso, entender as diferenças é fundamental para uma boa adaptação.
No caso do Canadá, logo de cara alguns hábitos são muito perceptíveis e peculiares. Continue lendo e veja nossa lista.
Sabe quando você encontra um amigo(a) e o cumprimenta com um abraço ou beijo? Pois é, isso não existe no Canadá. Não que eles sejam frios ou não sejam afetivos, mas isso simplesmente não faz parte da cultura deles e eles acham esse comportamento muito estranho. O costume por aqui é apenas um aceno. Se for uma pessoa bastante próxima, até pode rolar um abraço, mas não é tão comum.
Por isso, mantenha um braço de distância de um canadense, pois se você chegar muito perto, eles vão andar para trás. Segundo uma amiga daqui que brincou com essa situação, o país é muito grande e tem poucas pessoas, por isso eles estão acostumados a terem bastante espaço.
Faça chuva ou faça sol, os canadenses sabem como aproveitar o melhor das estações. Em Vancouver, por exemplo, chove tantos dias no ano que eles simplesmente fingem que ela não existe. As pessoas saem para passear com cachorro na rua de bermuda e chinelo.
Não é raro ver famílias com crianças brincando nas praças no meio de um pé d’água. Em Curitiba — que também chove muito durante o ano — ou as pessoas ficam entocadas em casa ou vão para o shopping. Não existe outra opção.
O mesmo não acontece na neve ou no calor no Canadá. A vida aqui simplesmente não para por conta do clima.
Os canadenses são extremamente pontuais e devem ter herdado isso dos britânicos. Isso vale para uma reunião na casa dos amigos ou para um compromisso profissional. Se você tem algo marcado com alguém daqui às 8h, você deve estar no local combinado às 7h50 ou 7h55 no máximo. Às 8h você já está atrasado, segundo eles.
Ajudar os outros é algo que os canadenses amam. E não no sentido assistencialista da palavra, mas sim de ser prestativo. Adoram dar informações na rua, dar a vez ao entrar em ambientes, dar o lugar para alguém sentar. Por essas e outras que o trabalho voluntário faz parte da rotina deles.
O voluntariado é muito bem visto por empresas na hora da contratação e é realmente uma questão cultural. As pessoas em geral são engajadas em alguma causa e a impressão é que isso é feito de forma natural e não porque o mercado de trabalho exige.
Isso se reflete diretamente no senso de coletividade deles.
Em Vancouver temos alguns exemplos disso próximos à nossa casa. Há um mercado sem fins lucrativos que vende comida a preço de custo para garantir que ninguém tenha fome e possa comer algo de qualidade. Ele é focado em pessoas de baixa renda, deficientes e idosos. Outro caso é a bicicletaria que você pode levar sua bike para arrumar sem pagar nada. Tem ferramentas para você ajustá-la sozinho e voluntários para ajudar caso você não saiba. Além disso, caso precise comprar peças, eles vendem tudo por valores muito inferiores aos praticados na cidade.
Como eles fecham as contas? Com doações e colaboração da comunidade.
O curitibano é conhecido por gostar de filas, mas os canadenses gostam mais. Você nunca vai ver alguém furando a vez para entrar no trem ou uma pessoa pisando na grama se tiver uma placa que proíba.
Aqui tem regra para tudo, sejam elas oficiais ou informais. Se você atravessar fora da faixa de pedestres, é multado. Não pode beber bebidas alcoólicas na rua e em nenhum lugar público. Em uma escada rolante, deve-se ficar à direita para deixar os apressados passarem pela esquerda e assim por diante…
Esse é um dos hábitos mais peculiares dos nativos e chega até a ser engraçado. Eles falam Thank you e Sorry para tudo. É capaz até de você pisar no pé de um canadense e ele te pedir desculpas por você ter pisado no pé dele.
Outro hábito comum é agradecer ao motorista de ônibus na hora que vai descer. TODAS as pessoas que saem dizem “thank you” antes. É praticamente obrigatório.
É claro que existem N outras diferenças, mas aqui listamos as que mais nos chamaram a atenção ao chegar ao país. Fique ligado nos próximos posts que vamos contar mais sobre a vida no Canadá. Se tiver sugestões ou críticas, mande para nós.
Tags:diferenças culturais
Amei as informações!!!
Que bom que gostou, Cida!