Depois de vivenciar todas as estações do ano em Vancouver, podemos falar com propriedade sobre o clima dessa cidade que é conhecida por ter o inverno, primavera, verão e outono bem definidos.
Diferentemente do resto do Canadá, Vancouver é em geral uma cidade quente se comparada às demais. Ela é a terceira com maior temperatura do país, perdendo apenas para Victoria, capital da província de British Columbia e para Abbotsford, município próximo que fica na região metropolitana.
Mas entenda “quente” para os padrões canadenses, porque para brasileiros ela pode ser considerada uma cidade gelada, especialmente para os que não moram no sul e não são acostumados a temperaturas mais baixas.
Um ponto importante sobre o clima em Vancouver são as chuvas. Dos 365 dias do ano, chove em média em 161 deles, especialmente na primavera e no outono. Mas o interessante disso é que as pessoas são tão acostumadas que não deixam de fazer nada devido ao tempo chuvoso. A rotina simplesmente não muda.
Quando lembro do Brasil, era só chover que as pessoas corriam para dentro de casa ou então se amontoavam dentro de um shopping center. Em Vancouver isso não acontece. Você vê crianças brincando nas praças, pessoas andando de bicicleta e passeando com cachorro.
Como comentei, a cidade é conhecida por ter as estações do ano bem definidas e a primavera tem a sua característica clássica de ser muito florida. Além das chuvas, essa época do ano ainda tem resquícios do inverno, então os dias ainda são gelados, mas com temperatura média próxima de 15°.
Nós chegamos no Canadá bem na primavera e à primeira vista foi um choque, pois esperávamos a sensação térmica um pouco mais alta. Independente da estação, Vancouver é sempre gelada à noite, com quedas bruscas logo após o pôr do sol, então não foram raros os dias que usamos jaquetas mais pesadas na primavera, ou uma japona, como diriam os curitibanos.
O que contribui muito para a baixa sensação térmica aqui é o vento. Por estarmos no litoral, sempre tem aquela brisa gelada e aí quando o sol se põe, a temperatura cai bruscamente.
A primavera é a época em que o sol já começa a se pôr um pouco mais tarde, por volta das 7h da noite.
Só de pensar em começar a escrever sobre o Verão em Vancouver, já me emociono. É a estação do ano mais esperada por todos e é realmente fenomenal.
Não só o clima (temperatura) que obviamente é mais quente, mas também o clima (o astral) da cidade é totalmente diferente. É visível a alegria na cara das pessoas nessa época do ano. Esse é o período que a cidade fica lotada de turistas, com muitas atrações e coisas para fazer.
Dizem que essa é a melhor época para chegar em Vancouver, pois você se apaixona pela cidade e pode enfrentar os dias depressivos de inverno com mais tranquilidade, pensando em quando o próximo verão vai chegar.
Apesar de as estatísticas dizerem que a temperatura média em Vancouver é de 18° no verão, não se engane. É comum termos dias batendo 30° com aquele calor de suar em bicas.
Mais uma vez, o vento gelado também está presente nesta estação, portanto, debaixo da sombra a temperatura é bem mais baixa.
O que é realmente diferente no verão é o dia começar 7h da manhã e terminar 10h da noite. É isso mesmo, alguns dias a essa hora da noite ainda está claro. Para quem precisa dormir cedo é um pesadelo, mas para quem gosta de aproveitar o dia intensamente, é realmente a melhor época do ano.
Muita gente trabalha até 5h da tarde em Vancouver, então é comum as pessoas saírem do trabalho e irem pra praia ou curtirem um happy hour prolongado.
Em se tratando de temperatura, o outono é muito parecido com a primavera e com bastante chuva, mas o que torna essa estação especial é a famosa Maple Leaf.
Símbolo nacional do Canadá, a clássica folha de bordo é encontrada pela cidade inteira, pintando as árvores e ruas com um tom que varia entre amarelo escuro, laranja e vermelho. Cada esquina parece um quadro, formando uma paisagem belíssima em qualquer lugar que você vá.
É aquela época que as pessoas adoram tirar fotos na rua e abastecer as redes sociais, porque a beleza natural da cidade ajuda bastante.
Tirando isso, o outono não traz tantas emoções e já começa a nos preparar para o inverno, fazendo o sol se pôr bem mais cedo que o verão e com temperatura média entre 10° e 15°.
Ame-a ou deixe-a. Apesar de ser o nome do programa mais famoso de Vancouver para os brasileiros, é como podemos definir o inverno.
Essa é a época do ano que algumas pessoas amam e outras odeiam, inclusive desistindo do Canadá por não suportar as características da estação.
Para quem é brasileiro e está acostumado a ter pouca diferença no horário do pôr do sol durante o ano, o inverno aqui é realmente chocante. O dia fica claro às 08h da manhã e escurece às 04h da tarde.
É uma sensação péssima e muitas pessoas ficam realmente depressivas. A falta de sol também é outro fator complicado, fazendo com que as pessoas precisem tomar vitamina D para suprir a necessidade do corpo nessa época.
Porém, a temperatura não é tão fria quanto o esperado, sendo a média geral de 4°. Tivemos alguns dias neste inverno que chegaram a -2°, -7°, mas foi muito raro e pouquíssimas vezes. O pessoal que mora aqui há mais tempo disse que foi um inverno bastante atípico, pois só tivemos neve em fevereiro, algo que costuma ocorrer já em novembro, mais tardar dezembro.
Por falar em neve, ela também é escassa no inverno. São poucos dias que nevam e ela não é muito intensa. Neste ano tivemos dois ou três dias muito fortes de neve que chegaram aos 20cm, mas isso sim é uma raridade para Vancouver.
Acontece que quando neva demais, a cidade fica caótica. Mesmo sendo uma das melhores do mundo para se morar, Vancouver não é preparada para receber nevascas; o trânsito vira um caos, o transporte coletivo tem dificuldades, cancelam as aulas etc. Isso que a quantidade não chega aos pés do restante do Canadá, onde tivemos cidades que bateram -50° de sensação térmica nessa temporada.
No restante dos dias é só frio mesmo e nada absurdo de suportar, depois de um tempo acostuma. Mas isso é a opinião de alguém que ama o frio e está acostumado com Curitiba, que chega tranquilamente aos 0° no inverno.
Se você ainda tem dúvidas sobre o clima por aqui, mande nos comentários que teremos muito prazer em responder, afinal, falar sobre o tempo é a melhor maneira de puxar papo com alguém. 😉
Tags:chuva vancouver, estaçoes do ano, inverno, outono, primavera, verão
Adorei o texto!!! Muito boa sua definição sobre as 4 estações dessa cidade que eu me apaixonei assim conheci!! ❄️
Oi, Paula! Que bom que gostou! Em breve vamos retomar os conteúdos, mas estamos sempre atualizando nosso instagram, se quiser nos seguir. http://www.instagram.com/vidanocanada.com.br
Ótimo texto! Estamos indo no final de fevereiro medo desse frio…
Oi, Alessandra! O inverno é muito tranquilo em Vancouver, fica sossegada. Aproveite pra ir às montanhas esquiar que vale muito a pena.
Que bom ler esse texto Bruno!
Pretendo embarcar em Dezembro e passar natal e ano novo, estava com medo de não conseguir aproveitar, mas agora estou tranquila!
Oi, Mayne! O inverno é ótimo aqui, dá pra andar na rua tranquilamente e aproveitar um pouco de neve. Aproveite!
Que texto animador….. estamos em Vancouver…..viemos de Florianópolis…. estamos amando….pra nós não tem tempo ruim ,tem a roupa certa… grata pelo texto animador
Legal, Patrícia! Sejam bem-vindos! 🙂