Menu
8 Comments

Coronavírus em Vancouver – Como o Canadá está lidando com a epidemia

Como só tem se falado em Coronavírus nestes últimos tempos, resolvi relatar como tem sido a vida em Vancouver, no Canadá, neste período e como as autoridades tem tratado o assunto.

Linha do Tempo

O primeiro caso da doença apareceu em British Columbia (BC), a província que fazemos parte, em 28 de janeiro de 2020. A pessoa voltou de Wuhan, na China, considerado o epicentro do COVID-19 e foi isolada imediatamente.

Em fevereiro começamos a ouvir falar mais sobre o coronavírus e a doença ganhou os noticiários, mas, até então, não havia casos oriundos de BC.

Na primeira semana de março, duas pessoas testaram positivo para a doença no Lynn Valley Care Centre, em North Vancouver, uma casa de idosos que já registrou mais de 15 casos até esta data. Na ocasião, uma funcionária do local e um senhor com mais de 80 anos foram contaminados. Ele, que apresentava condições pré-existentes e cuja saúde já estava debilitada, faleceu dois dias depois de diagnosticado. Foi a primeira vítima do COVID-19 em British Columbia.

lynn-valley-care-centre

Isso alertou população e lideranças políticas sobre os riscos da doença, mas um dos fatos que culminou na decisão do governo de fechar as portas do país foi o diagnóstico da esposa do primeiro-ministro, Sophie Trudeau, após retornar de uma viagem a Londres, na Inglaterra. Isto aconteceu na segunda semana de março.

A partir daí, o primeiro-ministro Justin Trudeau se isolou com a família e passou a fazer pronunciamentos diários diretamente da porta de sua casa, em Ottawa, capital do país.

Medidas do Governo contra o Coronavírus

O principal anúncio veio na mesma semana, quando Trudeau confirmou o fechamento das fronteiras do Canadá e convocou os canadenses e residentes permanentes que estavam fora do país a retornarem imediatamente. A medida passou a valer em 18 de março de 2020.

A princípio, pessoas fora deste grupo, como vistos de estudante ou trabalho, não poderiam mais entrar após esta data, mas isso foi revisto dias depois e o governo voltou atrás. De qualquer maneira, somente viagens emergenciais estão autorizadas e qualquer pessoa que entre no país precisa ficar isolada por 14 dias.

justin trudeau primeiro ministro canada

Quarentena em Vancouver

Em geral, as ações foram tomadas rapidamente. Em British Columbia a maior parte das empresas suspendeu as atividades e mandou os funcionários trabalharem de casa. Somente empresas de serviços e produtos essenciais estão sendo mantidos, como é o caso da minha, uma indústria de vitaminas e alimentos.

Sendo assim, continuo indo trabalhar normalmente, mas ao entrar na empresa, todos os funcionários precisam lavar as mãos e medir a temperatura. Todas as encomendas que chegam são desinfetadas e só são abertas depois de dois dias. Na empresa da Fernanda, que é de seguros, os funcionários estão trabalhando de casa e fazendo atendimentos por telefone.

Impacto local

Os restaurantes, cafés e bares estão todos fechados pela cidade. Apenas mercados, farmácias e conveniências estão funcionando. No caso dos restaurantes, estão funcionando somente em regime de delivery.

Um dos maiores impactos que se espera para a economia local, em se tratando de Vancouver, é a temporada de cruzeiros, que começa no final de abril e vai até setembro. A quantidade de turistas que costumava vir neste período é imensa e injeta muito dinheiro na cidade e no comércio local. Por isso, pequenos negócios estão preocupados até quando essa situação vai se estender.

Como estamos vindo do fim do inverno, com dias curtos, frios e escuros, as pessoas não estão aguentando mais ficar em casa, pois a primavera já chegou e, com ela, dias mais longos e bonitos. Durante a semana quase não se vê pessoas nas ruas, mas aos sábados e domingos os parques, praças e praias estão cheios.

A diferença é que parece haver um mínimo de preocupação das pessoas em se manter distantes umas das outras e em grupos pequenos. O governo, ao mesmo tempo que pede para as pessoas ficarem em casa, sabe que isso não vai acontecer 100% e insiste que, caso as pessoas saiam, que mantenham a distância, usem máscaras e tomem todos os cuidados necessários.

Achatando a curva do Coronavírus

curva coronavirus canada

British Columbia é a primeira província do país a começar a achatar a curva e está se tornando um case para as demais áreas do Canadá. Isso já começa a trazer esperança para os que aqui vivem, mas ao mesmo tempo aumenta a irresponsabilidade daqueles que acham que a situação está resolvida, o que definitivamente está longe de acontecer.

Apesar dos pesares, estamos em uma área com poucos casos, se comparada com o restante do país e do mundo, mas mesmo assim o alerta precisa continuar até que tenhamos a segurança que podemos sair de casa, encontrar os amigos e jantar tranquilamente em um restaurante.

Com o desenrolar da situação, vamos atualizando este post. #StaySafe

UPDATE: 01 DE JULHO DE 2020

Conforme o site do governo que traz relatórios diários sobre a situação (clique aqui para visualizar), a situação é bastante tranquila e o risco em British Columbia é considerado muito baixo. Alguns pontos:

  • A maioria das regiões, exceto Fraser e Vancouver Coastal, que é onde estamos localizados, reportaram muitos poucos casos ou nenhum nas últimas semanas. A maior parte dos casos ainda é na região de Vancouver, Richmond, Surrey e arredores, mas faz sentido, pois são as áreas mais populosas e não afastadas. Mesmo assim, apenas 32 pessoas estão hospitalizadas, sendo a média etária de 69 anos. Ao total, há 166 mortos, o que representa 6% dos casos atestados.
  • A vasta maioria dos casos recentes tinha alguma fonte de infecção
  • A proporção de pessoas que testaram positivo permanece baixa
  • O número de casos reportados entre crianças permanece baixo, sendo que poucos necessitaram ser hospitalizados e nenhuma criança faleceu
  • Ao longo da semana não foi reportado nenhum novo surto
  • Pouquíssimas novas hospitalizações foram reportadas na última semana
  • O número de casos hospitalizados e críticos é baixo e estável.
    Fonte oficial: http://www.bccdc.ca/Health-Info-Site/Documents/BC_Surveillance_Summary_June_1_2020.pdf

Sobre a quarentena, muitas coisas estão reabrindo aos poucos e vários serviços como cabeleireiro e restaurantes já são acessíveis, porém com restrições. O governo de BC criou um plano com 4 fases para a reabertura geral.
Neste momento, estamos iniciando a fase 3, com a reabertura de escolas, filmagens, parques para camping, hotels e resorts.
Confira o plano completo no link: https://www2.gov.bc.ca/gov/content/safety/emergency-preparedness-response-recovery/covid-19-provincial-support/bc-restart-plan

UPDATE: 10 DE AGOSTO DE 2020

  • Com a reabertura de praticamente tudo, comércio, mercados, farmácias, restaurantes e salões de beleza, houve um aumento esperado nos números.
  • 290 novos casos foram relatados na primeira semana de agosto em comparação com a semana anterior, um aumento de 46%.
  • 62% dos novos casos são aqui na região de Vancouver e proximidades.
  • O maior aumento foi na faixa etária abaixo dos 30 anos.
  • A maior fonte de contaminação continua sendo com casos locais ou grupos.
  • O número de entradas em hospitais e mortes continua muito baixo, bem como os casos que já estão hospitalizados.
  • A trajetória de evolução do vírus em British Columbia continua melhor que as demais províncias.
  • Cinco surtos (outbreaks) continuam ativos e dois novos foram noticiados na última semana.

UPDATE: 07 DE OUTUBRO DE 2020

  • O verão de fato aumentou consideravelmente os casos, mas não houve situações muito graves ou aumento significativo no número de mortes.
  • O útlimo relatório mostra que após a alta do verão e com o início do outono, o número de casos reportados e casos ativos na primeira semana de outubro comparado com a última de setembro diminuiu consideravelmente.
  • O número atual de casos críticos está estável e infinitamente menor se comparado à fase 1.
  • O gráfico abaixo mostra a evolução nas 3 fases da província com queda nas últimas semanas de setembro.
  • No momento atual há 72 pessoas hospitalizadas, sendo 15 na UTI. Há atualmente 1387 casos ativos.
  • No total de contaminados desde o início, a maior fração está concentrada na faixa etária de 20-29 anos (2.278 casos), seguida por 30-39 anos (2.043). O total de casos reportados é 9.956.
  • Apesar dos números maiores se comparados à fase 2, a província considera a situação extremamente tranquila.
  • Viagens internacionais estão acontecendo para canadenses e residentes permanentes, com a condição de quarentena de 14 dias após o retorno. Visto de estudante e trabalho também estão conseguindo, mas em condições muito mais difíceis para o regresso.

8 thoughts on “Coronavírus em Vancouver – Como o Canadá está lidando com a epidemia”

  1. Olá obrigada pelo texto
    Tenho um filho que é residente permanente em Vancouver.
    Tenho agência de viagens e para mim informações como esta, são muito importantes

    1. Bruno Bonamigo disse:

      Oi, Angela! Obrigado pelo comentário, fico feliz que o texto foi útil de alguma forma. Inclusive acabei de postar a atualização fresquinha da situação aqui em BC. Abraços

  2. Camila disse:

    Olá!

    Sabe informar uma previsão para liberação de viagens ao Canadá? É que tenho um intercambio agendado para Outubro, e gostaria de saber se falam em algo para liberar as viagens.

    1. Bruno Bonamigo disse:

      Oi, Camila. O que estão dizendo até o momento é que viagens internacionais só serão liberadas em dezembro. Há sempre as exceções, mas os que estão entrando no país precisam ficar 14 dias de quarentena absoluta.

  3. Rossane disse:

    olá .!!! Sempre acompanho as noticias de Vancouver, tenho um filho que mora lá e já desmarquei a viagem algumas vezes. Vou ser vacinada agora no Brasil, será que tenho chance de poder ir visitá-lo depois de imunizada?

    1. Bruno Bonamigo disse:

      Olá Rossane,
      Se o seu filho for um residente permanente, a probabilidade é que sim. Se for estudante ou tiver visto de trabalho, somente quando as fronteiras de fato abrirem, pois até o momento estão fechadas.
      Abraços

  4. Regina Macedo disse:

    Olá. Qual a situação atual do coronavirus por aí? Como é feito o tratamento para pessoas contaminadas?

    1. Bruno Bonamigo disse:

      Olá, Regina
      A situação varia muito de província para província. Quebec e Ontario, na costa leste, são as mais complicadas no momento e com as maiores restrições tipo o lockdown, enquanto British Columbia na costa oeste é uma das mais tranquilas. Com relação a tratamento, o mesmo prevalece. Cada província está lidando de uma maneira. Posso falar por British Columbia onde moramos, por aqui eles só recomendam hospitalização em casos graves, quando o paciente não consegue respirar, por exemplo. Se a pessoa testar positivo, mas não tiver sintomas severos, eles recomendam a quarentena e vão ligando para a pessoa para acompanhar o estado dela nesse período.
      Espero ter ajudado.
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.